Bem vindo ao Atelier das Boas Ideias.

Tradução

sábado, fevereiro 09, 2013

FEITO POR MIM - Como Restaurar uma Cadeira Velha,

brecho-041
                       Cadeira Reciclada


Olá amigas, olhem o que estou trazendo esta semana. Esta "Boa Ideia" veio veio literalmente do lixo. Esta cadeira estava em uma lixeira. É claro que não deixaria a infeliz ali ao relento, abandonada, apesar do estado deplorável em que se encontrava.

                       Antes cacareco


Para Reciclar Precisa:

Raspador para madeira
Palha de aço Grossa
Lixa média
1 pedaço de MDF 35 cm por 30 cm
1 pedaço de EVA na cor escolhida 37 cm por 32 cm
1 Pedaço de tecido na cor escolhida 37 cm pior 32 cm (opcional)
Base acrílica para artesanato
Tinta Branco para artesanato
Pinceis
Cola de contato - cascola extra
Cola branca Cascorez
1 Pedaço de pano macio ou estopa

Reciclagem:

Começamos tirando estas correias que estavam pregadas na cadeira. Depois raspamos toda ela, para tirar a tinta velha. Passei a palha de aço grossa, para tirar o restinho da tinta, depois lixei com a lixa média. Limpar toda peça para tirar o pó. Ficou assim:




Para refazer o acento optei por colocar um pedaço de madeira nesta parte vazada.



Tirei a medida e pedi a um marceneiro para corta. Deixei 1 cm menor.



Agora vamos colar o EVA neste pedaço de madeira. Passe cola de contato, aguarde alguns minutos e ajuste o EVA, passando pelas laterais e deixando mais ou menos 1 cm em toda volta do lado oposto.
Vai ficar assim:


Deixe o acento secando a cola e vamos para cadeira. Dê uma demão de base acrílica para artesanato em toda peça, deixe secar. Agora duas demãos de tinta branca para artesanato, intercaladas com tempo de secagem. Vai ficar assim:


Nesta fase é que você decidi se vai colocar o tecido por cima do EVA. Como coloquei um EVA branco, resolvi colocar tecido colorido. Sem o tecido ficaria assim:


Se optar em deixar sem o tecido é só passar cola de contato (cascola extra) em toda volta do acento, esperar alguns minutos e colar aguardando a secagem total.
Para colocar o tecido, passe cola branca cascorez espalhando sobre todo EVA, inicie do meio para a laterais para não dar rugas, estique bem para ficar bem lisinho. Espere secar bem.
Para cola o acento na cadeira, passe cola de contato(cascola extra) em toda volta do acento, aguarde alguns minutos e cole na cadeira, aguardando a secagem toda, vai ficar assim:

artesanato reciclado-6
                     Objeto de decoração
                                       
Sugestões:
Se pintar a cadeira de branco e o EVA de uma outra cor,  não precisa colocar tecido, ou pintar a cadeira de  cor contraste e o EVA branco, da mesma forma. Aqui usei este tecido colorido, que deu um contraste bem bacana com o branco da cadeira.
Então o que acharam? Se tiver uma cadeira velha mãos a obra, siga a ideia.
Mande para as amigas.
Bom carnaval a todos, até a próxima.