Bem vindo ao Atelier das Boas Ideias.

Tradução

sábado, fevereiro 16, 2013

Reciclando Pallets - (2 em 1) Poltrona e Revisteiro

pallets reciclados-1
          Poltrona para escritório feita com pallets



Olá amigas, tudo bem?
A "Boa Ideia" para reciclar da semana é uma colaboração do amigo Messias Eduardo.
Tudo começou, quando ele estava montado seu escritório. Grana curta, uma infinidades de coisas para comprar, a solução é economizar no que for possível. Foi quando ele teve a ideia, de fazer alguns moveis com pallets.
A reciclagem de pallets é um pouco mais complexa , requer espaço para trabalhar, ferramentas, força.
Para uma mulher sozinha é bem trabalhoso, mas se você tiver uma outra pessoa, para ajudar, espaço, ferramentas adequadas, não se intimide vá em frente. Não é difícil.



Você deve estar se perguntando, onde consigo estes pallets?
Tem empresas especializadas em vender pallets, novos e usados. Tem empresa que joga fora, pior na rua ou em terrenos baldios. No caso, ele conseguiu no Ceasa, "de graça".
Uma coisa importante, os pallets são fabricados em diversos tamanhos. Por este motivo, não vamos falar em medidas. O tamanho da sua poltrona, vai depender do tamanho dos pallets que você conseguir.

Para Reciclar Precisa:

2 pallets
1 serrote de boa qualidade ou
1 serra tico-tico
Pregos
Martelo
Furadeira
Broca bem grossa
8 toquinhos de madeira redondo mais ou menos 5 cms cada
(pode ser de uma cabo de vassoura ou um outro um pouco mais fino, não pode ser muito fino)
Lixa média
Pano macio
Pincel chato médio
Esmalte sintético branco


Reciclagem:

Meça os pallets, em geral eles não são quadrados, tem um lado maior que o outro. Deixe o lado maior para ser o comprimento da poltrona. No lado menor, marque o meio, os 2 pallets serão transformados em quatro  e devem ficar do mesmo tamanho. Serão usados três que ficarão um em cima do outro. É uma altura ideal para  poltrona. Se for preciso fazer ajuste para acertar os tamanhos, despregue e pregue novamente as tabuas, fazendo este ajuste. Vocês devem ter reparado que já tem os pés. Agora dê uma boa lixada para tirar as ferpas, não precisa ser muito a intenção é fica mais rústico. Limpe todas as peças com o pano macio, para tirar o pó.  Agora pinte as peças, com o esmalte sintético branco, deixe secar conforme indicado pelo fabricante na embalagem. Depois de seco, vamos montar a poltrona. Coloque o primeiro pallet com os pés para baixo e nos quatro canto faça um orifício, para encaixar a metade do toquinho de madeira. Coloque um toquinho em cada canto. Agora faça orifícios no segundo pallet, marque bem para ficar bem certinho. Encaixe o segundo nos toquinhos. Do lado oposto faça os orifícios nos cantos, encaixe os toquinhos nos quatro cantos. Faça os orifícios nos pés do terceiro pallet e encaixe nos toquinhos. Os toquinhos não podem ser muito fino, pois são eles que vão manter os pallets no lugar. E não pode correr o risco de quebrar.


Agora tire as medidas da poltrona e mande fazer uma almofada para o acento.
No caso para aproveitar os vão livre, entre os pallets, esta sendo usado como revisteiro.


pallets reciclados-3


Então gostaram da sugestão do nosso amigo?
Achei bem legal, ele ficou de nos mandar mais, assim que chegar passo para vocês.
Se tiver um amigo ou uma amiga precisando de ideia é só enviar.
Boa semana para todos, até a próxima.