Bem vindo ao Atelier das Boas Ideias.

Tradução

quarta-feira, abril 16, 2014

Flores em filtro de papel usado

flores em filtro de papel usado
              Flores em Filtro de Papel Usado


Ola amigos!
O Atelier das Boas Ideias, esteve com Maria José Portugal, aprendendo a fazer flores em tecido. Vou passar a mesma técnica para vocês, usando no lugar do tecido, filtro de papel usado. É muito fácil, use a imaginação e faça as suas personalizadas.


Para Reciclar Precisa:


Filtros de papel usado
Palitos de churrasco
Linha para costura (forte)
Agulha para costura à mão
Cola quente
Durex colorido na cor verde
Fibra para enchimento
Tinta acrílica para artesanato nas cores escolhidas ou anilina
Verniz geral spray colorgin


Reciclagem:


Vamos começar preparando o filtro de papel. A primeira providencia é tirar o pó de café, descolar a lateral e o fundo, esticar bem e deixar secar ao sol. Depois de seco tire o excesso de café. Gosto do filtro mais clarinho, a borra do café deixa muito escuro. Para pintar use a tinta que quiser, pode ser até anilina. Usei anilina, para fazer algumas manchas, nada elaborado. Caso não queira pintar não precisa, veja abaixo:




Passamos agora para as pétalas. O tamanho da pétala é você quem decide. Veja o exemplo:





Coloque o pires sobre o filtro de papel, marque com lápis e corte. Para pétala maior, faça um círculo maior, se quiser menor, faça um círculo menor:




A quantidade de pétalas, depende de quantas flores vai fazer. Cada flor tem 6 pétalas. Terminando de cortar, vamos ao passo a passo para montagem. Pegue o circulo e dobre ao meio assim:




Segundo passo, dobre novamente ao meio, assim:




Agora pegue a agulha para costura à mão e coloque a linha dobrada ao meio. A linha tem que ser mais forte para não arrebentar. Use uma quantidade de linha suficiente para todo o trabalho.  Vamos trabalhar no lado arredondado, vá colocando o filtro fazendo preguinhas.  Passe a linha deixando uma margem para não soltar, veja detalhes na foto:











Você colocou a primeira pétala na linha. Puxe deixando uma ponta, vamos precisar dela no final. Trabalhe com cuidado para esta pétala não se soltar da linha. Agora coloque as outras pétalas da mesma forma. Na sexta pétala vai estar assim:




Agora pegue as pontas da linha, primeira e última pétala e puxe bem para franzir. Quanto mais franzido mais franzido mais bonita vai ficar. Esta é razão da linha forte. Se for uma linha fraca, quando puxar para franzir, vai arrebentar. Depois de bem franzido, amarre as duas pontas dando um nó bem apertado, vai ficar assim:





Terminando esta parte, vamos dar uma demão de verniz spray, frente e verso das pétalas. O verniz depois de seco vai deixa-las bem durinhas. Enquanto seca vamos para outra parte.
Terminou as pétalas vamos fazer os miolos das flores. Usei como referencia um copo de requeijão. Corte a mesma quantidade das flores, um para cada flor.

´





Depois que cortou todos, faça como no fuxico; passe a linha em torno do circulo, puxe um pouquinho, ficou uma bolsinha, assim:




Agora coloque bastante fibra para enchimento, dentro da bolsinha. Esta deverá ficar bem durinha. Por fim amarre as duas pontas da linha, com um nó bem forte, vai ficar assim:




Quando terminar os miolos, o verniz já secou é o momento de juntar pétala e miolo. Use a cola quente,vai ficar assim:




Para fazer a haste da flor, usaremos o palito de churrasco. O que usei é curto, se precisar de haste maior, use o de bambu, é mais longo:




Neste momento envolva cada palito com o durex colorido. Feito isso, vamos colar com a cola quente os palitos no verso da flor assim:




O passo seguinte é arrematar a ponta do palito.







Corte no filtro de papel círculos no tamanho suficiente, para tampar a ponta do palito. Cole com a cola quente, assim:




As flores estão prontas, use-as da forma que quiser, arranjos para eventos, vitrines, etc. Elabore-as conforme a utilização.




Não é uma boa ideia? Gostou? Então mão à obra. Uma boa semana para todos e Feliz Páscoa!! Até a próxima.