Bem vindo ao Atelier das Boas Ideias.

Tradução

sábado, maio 04, 2013

Gamela de Madeira Restaurada

gamela restaurada
                    Gamela Restaurada

Antigo Sim, Velho Jamais-Gamela Virou Objeto de Decoração.

Olá meninas e meninos, tudo bem? Vejam a relíquia encontrei na casa do meu cunhado.


É uma gamela antiga muito usada nas fazendas, os mais jovens não conhecem claro e não tem como. Mas é uma peça com grande valor para colecionadores e antiquários. A coitada estava meio abandonada. Sabem aquela peça que você não sabe o que fazer com ela? Ai vai deixando em um canto qualquer. Eu como sou cara de pau, solicitei uma doação.  kkkkkkkk.......


Para Reciclar Precisa:

Um raspador para madeira
Lixa média
Lixa Fina
Pano macio
Pincel
Goma Laca Indiana
Verniz Naval

Reciclagem:

Esta peça foi bem fácil de recuperar. O estado geral dela era ótimo. Primeiro lavei para tirar toda sujeira acumulada, deixando secar ao sol para evitar mofo. Depois com o raspador, raspe bem e sempre no sentido dos veios da madeira, limpe com o pano macio para tirar o pó. Agora com lixa média, lixe bem para tirar as imperfeições, sempre no mesmo sentido, limpe para tirar pó. Agora com a lixa fina, lixe a peça para deixa-la mais lisinha, sempre limpando todo pó com pano macio. A ideia é deixar a peça como ela era, não tive a intensão de modifica-la. Apenas resolvi dar uma proteção a madeira por isso usei o verniz naval ou verniz marítimo é a mesma coisa. Primeiro uma demão de goma laca indiana para impermeabilizar, deixe secar bem. Duas demãos de verniz, intercaladas com tempo de secagem conforme orientação na embalagem. Ficou assim:





A sugestão é usa-la como peça de decoração. Esta na moda misturar antigo com moderno. Só não pode sobrecarregar o ambiente. Deixe bem sutil. Aqui em casa estamos usando como fruteira. 


                Sugestão de uso: Fruteira                                          

Poderia ser um revisteiro ou simplesmente deixa-la sobre uma mesa grande ou aparador. As opções são muitas. Gostaram? Por hoje é só aguarde que tem mais. Boa semana, beijos, até próxima.

8 comentários:

  1. Oi Geralda, estou passando para te desejar uma ótima noite. Beijos, Lilika.

    ResponderExcluir
  2. "Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também"

    Meu cantinho: http://wwwaldeiadosolartesanatos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, irei te visitar sem falta. Volte sempre. Bjs.

      Excluir
  3. Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também
    http://dicasfemininasetc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ola vim conhecer seu blog e seu trabalho...parabens viu...Passa la na Casa Pink qualquer dia desses bjs

    ResponderExcluir