Bem vindo ao Atelier das Boas Ideias.

Tradução

segunda-feira, agosto 12, 2013

Ideias P/ Reciclagem Com Garrafas, Potes e Vidros - Lanternas

lanterna lanterna
lanterna de garrafa
                            Lanternas


Olá pessoal, tudo bem?
Dando continuidade as pesquisas para evento, precisava fazer alguns modelos de lanternas. Como já aviamos cortado diversas garrafas, utilizando o bico e fundo para fazer os castiçais, sobrou a parte central da garrafa, veja foto.


Foi então que começamos a imaginar as lanternas com esta parte. Mas como fazer? O vidro não é fácil de trabalhar. Alem de quebrar tem o risco de acidente. Depois de várias garrafas quebradas, conseguimos.


O grande desafio, foi conseguir a base e o topo da lanterna. Ajuntamos diversos tamanhos de tampas para potes de vidro, espalhador de chama do fogão, latas de atum, forminhas para empadinhas em tamanhos diversos.


Começamos pelo topo da lanterna, e nos nos deparamos com outro desafio. A lanterna tem que ter entradas de ar, caso contrario a chama se apaga. Na primeira lanterna, pegamos 3 tamanhos de tampas. Da maior para a menor fomos colando com araldite e por último, uma forminha pequena para empada. Depois que a cola secou, com a furadeira fizemos um orifício no centro da forminha, furando também as 3 tampas, para entrada de ar. Nas laterais da forminha com uma broca pequena, um furo de cada lado para colocar a alça da lanterna. Depois de pintar com tinta acrílica para artesanato e deixar secar, é hora de colar em um dos lados do vidro. Veja.


O base da lanterna, foi feita com lata para atum. Fizemos vários furos no entorno. Pintamos, depois de seco foi só encaixar na outra ponta do vidro. Ela não foi colada, apenas encaixada. Este encaixe tem que ser perfeito. A vela fica dentro da lata, acende, encaixa e não pode cair.



Na segunda lanterna na parte superior usamos o espalhador de chama, que já tem os furinhos, uma tampa e uma forminha para empadinha. Depois de colado pintamos. Depois de seco colamos em um dos lados da garrafa. . Esta garrafa é menor, com a lata de atum poderia ocorrer um acidente, a lata se soltar, ficou folgada. Então usamos uma tampa para pote de palmito, ficou perfeito, veja:


Minha amiga pediu um vidraceiro, para fazer um furo de cada lado do vidro, para colocar a alça. Veja.


O ideal é que seja feita com alça, para dependurar, ela esquenta, se alguém encostar com certeza irá se queimar.
Outras sugestões para vocês. Estas são bem simples, cortamos o fundo de um vidro de leite de côco e um vidro de aspargo.


Depois, testamos várias tampas, até encontrar uma, com encaixe perfeito em cada um dos vidros. Pintamos, e fim colamos uma forminha pequena para empadinha no centro da tampa, assim:


Agora é fazer uma alça, com um arrame maleável e colocar no entorno do bico de ambos os vidros, assim:

luminária de vidro luminária de vidro

Minha amiga, ainda não se decidiu qual vai querer para o evento.
De qualquer forma, fica as sugestões para vocês. 
Boa semana para todos. Abraços.

9 comentários:

  1. Olá, vi seu blog no siga-me e vim fazer uma visitinha, está tudo lindo parabéns, espero a sua visita www.costurinhasecia.blogspot.com.br e se quiser seguir será um prazer sseguir de de volta Bjks e e fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, tu é incrível mesmo!!! Amei!
    Se tu não tivesse contado o tipo de material que foi usado, ninguém iria saber, ficaram lindíssimas, parabéns.
    Beijocas
    Sarinha

    ResponderExcluir
  3. Já estou chegando aguarde. Obrigado pela visita. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Geralda!! Que jeitinho tu tens para trabalhar,gostei muito de apreciar o teu trabalho. Fizeste uma bela postagem. Desejo-te uma excelente semana,fica com deus!! http://pontodecruzdamafalda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. "Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também"
    http://liuartescia.blogspot.com.br/
    seus trabalhos estão lindos parabéns!!!

    ResponderExcluir